A multinacional angolana, Angola Cables, abriu oficialmente dia 12 de Junho, no ANGOTIC, as inscrições para a 2ª edição do Programa AceleraNet. O programa, é uma iniciativa estratégica do MINTTICS e do INACOM com o apoio da Angola Cables e do INAPEM, e foi criado e desenvolvido para alavancar a economia digital em Angola.
O AceleraNet, um dos maiores programas de responsabilidade social da multinacional, para a área digital, tem como propósito alavancar o negócio das empresas participantes através de formação técnica especializada, capacitação em gestão empresarial e, ao mesmo tempo, dar o acesso a pacotes de financiamento que proporcionam às empresas a redução dos custos de internet e de transporte, onde os pequenos ISP’s e as PMEs digitais têm os seus negócios.
Um dos principais compromissos do Programa AceleraNet, é o de criar condições para a sustentabilidade do negócio do empreendedor digital angolano, para que este apresente altos padrões de qualidade à medida das necessidades dos seus clientes, sem ter custos muito elevados que inviabilizem a operação do negócio. Nesta 2ªedição do AceleraNet, pretende-se seleccionar não só os pequenos provedores do serviço de internet (ISP), mas também as PME que actuam no sector do digital (com serviços de hospedagem de domínios e armazenamento em nuvem).
Nesta 2ª edição do AceleraNet, onde houve um número record de inscrições, com dezenas de candidatos, as start-ups pré-seleccionadas, tiveram a possibilidade de apresentarem os seus projectos no palco de ANGOTIC.
Na primeira edição foram seleccionados quatro ISP, nomeadamente: Neonet, HSAMS Soluções Tecnológicas LDA, Net Kamba e Anyconnect, que passaram a desempenhar o papel de parceiros para a entrega de lastmile e revendedores do portfolio Angola Cables, tendo deste modo, alavancado significativamente o seu negócio.